Mig 21PF – Academy 1/48


Comprei esse kit pois estava querendo fazer algum avião com acabamento em metal natural. Sempre fui fã de veículos russos, tanto tanques quanto aeronaves, então decidi que o Mig-21 iria ser meu primeiro kit de avião em 6 anos (só estava montando blindados até então…)

I bought this kit because I wanted to do any aircraft with natural metal finishing. I always liked russian vehicles, tanks or aircrafts, so I decided that this Mig-21 would be my first aircraft kit in 6 years (I was only building armored vehicles so far…)

A intensão era fazer a pintura em metal natural, então o problema já estava criado – qual tinta? Ouvi falar muito bem das “model master metalizer”, mas pelos trabalhos que me deparei pela internet, decidi pelas Alclads II. Já tinha algumas cores, mas comprei mais algumas tonalidades para testar.

Te intention was to do a natural metal finishing, so the problem was already created – which paint? I heard a lot about the “model master metalizer”, but I was on internet may works done, I decided for Alclads II. I had already some colors, but I bought more colors to test.

Usei um kit de detalhamento do cockpit da “Paula Models”. Fiz algumas correções que julguei importantes, tanto nos freios ventrais dianteiros e um pouco no traseiro. Acabei mudando bem pouco a saída do jato de álcool descongelante do para-brisa, só para se adaptar melhor ao formato real.

I used a Paula Model’s detailing cockpit set. I did some corrections that I judged importants on the frontal speedbreaks and some little change on the back speedbreak. I changed a little the alcohol jet exit for the windshield defrosting, just to achieve a shape closer to the real one.

Nos trens de pouso eu coloquei somente os cabos do freio e nos porões dos trens de pouso coloquei algumas tubulações feitas com fio de cobre.

On the landing gears I put some break cables and on the their bays I added some tubes done with copper wire.

 

Outra coisa que eu precisei alterar foram os flaps. Essa versão do Mig-21 tinha os flaps fowler, dá pra conferir por essas imagens abaixo, retiradas desse site: http://www.topedge.com/panels/aircraft/sites/kraft/walk.htm

Another thing that I had to change were the flas. This version of the Mig-21 had fowler flaps, we can check this by the following images extracted from this site: http://www.topedge.com/panels/aircraft/sites/kraft/walk.htm

 

Fiz a ponta transparente do missel infra vermelho com a sprue.

I did the transparent tip of the infra-red missile with sprue.

 

A pintura com a alclad não foi tão simples. Eu usei o primer deles e depois lixei (com lixa e pano para polimento automotivo) um pouco a superfície. Fiz isso mais de uma vez, identificando pontos onde eu deveria usar putty e corrigir a superfície. Depois disso apliquei a tinta preta brilhante, também da alclad. Isso, ao que me parece, não deveria ter sido feito. Esse procedimento seria apenas para tintas de alto brilho (como cromo). O que ocorreu foi que as demais tintas aplicadas sobre esse preto brilhante não aderiram bem. Tirar uma masking tape era sempre tenso, pois qualquer deslise, a tinta descascava. Fiz alguns testes com essas tintats primeiro no tanque auxiliar que sobrou. Uma metade eu pintei sem lixar o primer, só para sentir a diferença do acabamento.

Painting with Alclad wasn’t that simple. I used their primer and sand the surface (with sandpaper automotive polishing cloth). I did that more than one time, identifing areas where putty was needed to correct the surface. After that I applied Alclad gloss black. This, as far as I could understand, was the problem. I guess this procedure would be only for high shinning paints (like chrome). What happeed was that the other paints didn’t joined well. To take some masking tape off was a real tense task, as the minor fault, the paint peeled.I did some painting tests on the spare auxiliar tank. One half I painted without sand the primer, just to feel how would be the finishing.

 

Problemas à parte, o acabamento é impressionante. Recomendo.

Problems aside, the finishing was impressive. I recommend.

 

Para o envelhecimento foi usado betume, um pouco de wash e aquarela (para fazer as linhas de painel). Não envernizei, dessa vez usei Bravo Flash (equivalente brasileiro ao future).

For weathering it was used bitumen, some wash and watercolours (for panel lines). I didn’t use varnish, this time I used “Bravo Flash” (brasilian equivalent to future).

Modelo finalizado / Finished model